PÓS ON-LINE

Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem

DATA DE INÍCIO

07/11/2022

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Homem de braços cruzados e Camisa social do curso de docência do ensino superior

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

O mundo mudou e a forma de ensinar deve acompanhar essas transformações. Desse modo, quem pretende lecionar no Ensino Superior precisa planejar e ministrar as aulas usando Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Vivemos um contexto no qual as novas gerações buscam um ensino mais dinâmico: logo, o aluno quer estar envolvido com o aprendizado. Sendo assim, os professores que utilizam o método ativo alcançam resultados melhores, pois os graduandos desenvolvem mais autonomia durante a aprendizagem.

Isso acontece porque é possível adaptar os temas para a realidade dos estudantes, focando em aspectos práticos relacionados aos tópicos abordados. Então, é uma forma de dar protagonismo ao aluno no processo de aprendizagem, desenvolvendo também seu pensamento crítico em relação ao tema estudado.

Portanto, a pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem permite que o profissional da educação se destaque no mercado de trabalho: o professor se atualiza com as tendências de ensino e está pronto para os desafios da Educação 5.0, que faz uso mais amplo da tecnologia em sala de aula.

Além disso, ter essa especialização demonstra que o docente pode ofertar aulas de qualidade, independentemente da disciplina em que atua.

Planejar e ministrar aulas utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem, ou seja, pensar o conteúdo de forma que haja a participação constante dos alunos.

Além disso, o professor poderá utilizar os recursos tecnológicos com mais eficácia, escolhendo o que mais se adapta à sua disciplina e objetivo.

Assim, o profissional estará pronto para dar aulas, com excelência, tanto no presencial quanto no online.

Professores que atuam ou têm interesse em atuar no Ensino Superior de qualquer área do conhecimento e buscam aperfeiçoar a didática e o uso da tecnologia, em aulas presenciais ou online.

O curso também é indicado para profissionais que querem se atualizar quanto às tendências de aprendizagem, acompanhando o perfil das novas gerações de alunos.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness.  Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência  emocional. 

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de  equipes. Conflitos. Negociação. Mediação. 

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 


Políticas públicas para o Ensino Superior. Educação Superior: legislação e diretrizes  educacionais. Atos autorizativos. Relação PDI, PPI, PPC. Sistema Nacional de Avaliação da  Educação Superior – SINAES. Indicadores de qualidade do MEC. 

Objetivo 


Identificar os Processos Regulatórios e a Legislação Do Ensino Superior.

Ementa 


O processo ensino aprendizagem do aluno adulto. Prática pedagógica no ensino superior.  Avaliação. Processo avaliativo. Avaliação significativa. Instrumentos e técnicas de avaliação 

Objetivo 


Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo Educação Superior.

Ementa 


A evolução dos paradigmas da educação. Disrupção, mudanças geracionais e educação. Elementos comuns a educação 4.0 e 5.0. Ferramentas de apoio ao discente. Ensino por  competências. Métodos para avaliação de competências. 

Objetivo


Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção.

Ementa 


Métodos ativos de aprendizagem. Aula expositiva dialogada. Portfolio. Aprendizagem baseada  em equipes. Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem baseada em projeto. Arco  de Maguerez. Instrução entre pares. Ensino sob medida (just in time). Aprendizagem invertida  (flipped classroom). Rotação por estações. Júri simulado. Leitura significativa. Leitura de artigo  cientifico com a técnica do serrote. Espiral construtivista. Mapa mental. Ensino hibrido.  Seminário. Brainstorming com post-card. Brainwriting. Debate por grupos com flash-cards.  Dramatização. Quick Solution. Ensino baseado em simulação. Jigsaw. World café.

 

Objetivo

Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo