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Escola Digital: Práticas Docentes para Educação Básica

Inicia em:

13 de junho de 2022

DURAÇão:

10 meses

Carga horária:

360h

O Curso Escola Digital: Práticas Docentes Para Educação Básica tem como objetivo geral oferecer condições para que os cursistas possam compreender as ferramentas básicas para tornar a prática docente inovadora e
inspiradora, despertando o interesse de seus alunos

Investigar e agir no contexto educacional, entendendo sua complexidade, tomando sua prática pedagógica como
objeto de reflexão para ação de forma a aprimorá-la. Apropriar-se de procedimentos de pesquisa com o objetivo de
manter-se atualizado e decidir-se por conteúdos que resultem em efetiva aprendizagem para seus alunos.

Profissionais graduados em todas as licenciaturas interessados em atualizar seus conhecimentos didático
pedagógicos.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa

Psicologia positiva: uma introdução.

Principais conceitos da psicologia positiva.

Mindfulness.

Mindfulness e felicidade.

Inteligência emocional.

Sistema nervoso e emoções.

Objetivo

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa

Conceitos introdutórios de liderança.

Grupos e equipes.

Desenvolvimento de líderes e de equipes.

Conflitos.

Negociação.

Mediação.

Objetivo

Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa

A otimização do aprendizado no sec XXI. Funcionamento do ambiente EAD.
EAD na pratica: o compromisso.

Tecnologia a serviço da aprendizagem.
Educação a distância e democratização.
Educação a distância e
sociedade do conhecimento.

Objetivo

Identificar os aspectos introdutórios da Educação a Distância

Ementa

Ciência, tecnologia e educação.

Tecnologias e elementos da educação 4.0 e 5.0.

B-learning, E-Learning, M-Learning e U-Learning.

Escola digital.
Ambientes virtuais de aprendizagem.

Possibilidades.

Objetivo

Relacionar as tecnologias e elementos da Educação com a Educação a Distância.

Ementa

Projeto político pedagógico.

Estruturação dos planos de aula no ensino fundamental e médio.

Currículo,
avaliação e qualidade educacional.

Competência e organização curricular.

O sistema nacional de avaliação
brasileiro.

Avaliação, reprovação, evasão, políticas afirmativas, diversidades e desigualdades.

Objetivo

Relacionar o Planejamento, a Organização e a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem da Educação
Básica Brasileira.

Ementa

Panorama histórico e contextualização.

A trajetória da educação especial no brasil.

Movimento inclusivo:
novas concepções e práticas.

Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional.

Currículo escolar na educação especial.

Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.

Objetivo

Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.

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