PÓS ON-LINE

Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem

DATA DE INÍCIO

19/09/2022​

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Mulher negra sorrindo de braços cruzados com camisa social listrada rosa claro

A aprendizagem de cada pessoa, independentemente da etapa de ensino, ocorre por caminhos diferentes, já que o processo de cognição apresenta especificidades. Desse modo, profissionais precisam conhecer a relação entre neurociência, psicologia e educação, que é o foco da pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem.

Com isso, devem compreender de modo completo a forma como ocorre o ato de aprender, identificando as dificuldades de aprendizagem ou buscando caminhos para atender alunos com transtornos neurológicos, deficiências ou ainda com altas habilidades.

O conteúdo do curso aborda o funcionamento do cérebro e os mecanismos envolvidos no aprendizado, que podem ser bem particulares. Logo, o profissional pode fazer uma abordagem diferenciada para cada aluno ou paciente, adaptando métodos para envolvê-lo no processo de aquisição de conhecimento ou de habilidades.

É, portanto, uma especialização que prepara professores e profissionais de saúde para identificar e prevenir problemas relacionados ao aprendizado, possibilitando ainda que realizem um trabalho para contornar essas dificuldades.

Com essa formação, o profissional se qualifica para identificar, prevenir e reabilitar distúrbios e dificuldades relacionados ao processo de aprendizagem, seja em pessoas com alguma deficiência ou que tiveram algum problema de saúde, como nos casos de AVC.

Assim, o curso abre portas do mercado de trabalho para atuar em escolas, clínicas de saúde, hospitais, postos de saúde, ONGs, casas de repouso e até mesmo com o atendimento em domicílio.

A especialização em Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem é voltada para pedagogos, professores e ainda para profissionais de saúde, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Além disso, o curso atende profissionais graduados em outras áreas que pretendem entender o funcionamento do cérebro e os distúrbios cognitivos relacionados ao processo de aprendizagem.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 


Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e tecnologia da educação.

Objetivo 


Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

Ementa 


A psicopatologia. Alterações nas funções psíquicas. Transtornos na infância e na adolescência. TDAH. Transtorno do espectro autista (TEA). Transtornos psiquiátricos.

Objetivo 


Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem.

Ementa 


Neuropsicopedagogia: história e fundamentos. Sistema nervoso central. Funções mentais superiores: sensação, percepção e atenção. Memória. Linguagem. Intervenção em Neuropsicopedagogia.

Objetivo 


Reconhecer os principais aspectos da Neuropsicopedagogia.

Ementa 


Aprendizagem. Cognição na aprendizagem e as emoções. Funções executivas, emoções e o aprender. Aspectos da tomada de decisão na aprendizagem, razão e emoção. Pensamento e raciocínio. Dificuldades de aprendizagem.

Objetivo 


Reconhecer os principais aspectos relacionados a Neuroaprendizagem.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo