PÓS ON-LINE

Planejamento Educacional e Práticas Pedagógicas Disruptivas

Inicia em:

13 de junho de 2022

DURAÇão:

10 meses

Carga horária:

360h

O curso Planejamento Educacional e Práticas Pedagógicas Disruptivas tem como objetivo geral atualizar
os docentes oferecendo condições para que possam analisar as condições da atualidade, promovendo uma educação socialmente competente.

Gerenciar a prática educativa de forma a levar em consideração a diversidades de seus alunos, professores e comunidade, de acordo com as exigências do mundo social, do princípio da inclusão e dando ênfase às práticas constantes de seu projeto político pedagógico.

Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento interessados em atualizar seus conhecimentos em termos de práticas pedagógicas e processo avaliativo na Educação Básica, Ensino Superior e EAD.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e
felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa
Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes.
Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo

Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa

Projeto político pedagógico. Estruturação dos planos de aula no ensino fundamental e médio. Currículo,
avaliação e qualidade educacional. Competência e organização curricular. O sistema nacional de avaliação
brasileiro. Avaliação, reprovação, evasão, políticas afirmativas, diversidades e desigualdades.

Objetivo

Relacionar o Planejamento, a Organização e a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem da Educação
Básica Brasileira.

Ementa
O processo ensino aprendizagem do aluno adulto. Prática pedagógica no ensino superior. Avaliação.
Processo avaliativo. Avaliação significativa. Instrumentos e técnicas de avaliação

Objetivo

Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo Educação Superior.

Ementa
Fundamentos educacionais. Pesquisa e prática pedagógica em EAD. Tempo, espaço e autonomia dos
sujeitos na EAD. Planejamento na EAD. EAD: planejamento do processo da avaliação. Planejamento, prática
pedagógica e metodologias para avaliar: estudo de caso

Objetivo

Relacionar o Planejamento com a Prática Pedagógica e a Avaliação em EAD

Ementa
Métodos ativos de aprendizagem.
Aula expositiva dialogada.
Portfolio.
Aprendizagem baseada em equipes.
Aprendizagem baseada em problemas.
Aprendizagem baseada em projeto.
Arco de Maguerez.
Instrução entre pares.
Ensino sob medida (just in time).
Aprendizagem invertida (flipped classroom).
Rotação por estações.
Júri simulado.
Leitura significativa.
Leitura de artigo cientifico com a técnica do serrote.
Espiral construtivista.
Mapa mental.
Ensino híbrido.
Seminário.
Brainstorming com post-card.
Brainwriting.
Debate por grupos com flash-cards.
Dramatização.
Quick Solution.
Ensino baseado em simulação.
Jigsaw.
World café.

Objetivo

Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem.

Benefícios exclusivos da UVA

Sua carreira não pode esperar!

Investimento

Calcule agora seu desconto

Preencha os campos abaixo