PÓS ON-LINE

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

DATA DE INÍCIO

07/11/2022

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

O curso de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem tem o objetivo de utilizar os conceitos e aplicações da Psicologia para aperfeiçoar o processo de aprendizagem dentro do ambiente educacional, social e também na área da saúde.

O aluno será desafiado a conhecer e compreender as diferentes temáticas que interferem na aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, envolvendo aspectos biológicos, emocionais e cognitivos.

Para isso, são aplicadas técnicas e conhecimentos da neurociência e neuroaprendizagem, da psicologia positiva e inteligência emocional. Ainda, a relação entre as psicopatologias e as dificuldades de aprendizagem são alvo de estudo.

O curso de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem busca preencher uma lacuna no mercado de trabalho, carente por profissionais com competência ampla para compreender e aprimorar a área de ensino, especialmente no que diz respeito às dificuldades cognitivas e comportamentais.

O aluno poderá trabalhar em instituições de ensino públicas e privadas e demais setores que se relacionam com a área da aprendizagem de um modo geral, incluindo hospitais, clínicas e locais especializados em saúde mental.

Após concluir o curso, o aluno estará apto a identificar pontos de melhoria na área de ensino, definir e implementar projetos que corrijam essas imperfeições, além de pensar de forma estratégica na gestão da prática do ensino, com foco no aluno e também no seu papel como educador.

Com os conhecimentos adquiridos na pós-graduação, o profissional também abordará as melhores metodologias, com uso de recursos lúdicos e aspectos da psicologia positiva para potencializar e melhorar a captação do conteúdo abordado.

A pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem é um curso voltado para profissionais graduados da área da educação, como pedagogos, professores e psicólogos, que almejam transformar a didática de ensino e acompanhamento escolar, atuando no campo da saúde, em especial, a saúde mental.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de  equipes. Conflitos. Negociação. Mediação. 

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 


Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e tecnologia da educação.

Objetivo 


Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

Ementa 

A psicopatologia. Alterações nas funções psíquicas. Transtornos na infância e na adolescência.  TDAH. Transtorno do espectro autista (TEA). Transtornos psiquiátricos 

Objetivo 

Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem.

Ementa 

Deficiência física. Deficiência auditiva. Deficiência visual. Deficiência intelectual e deficiências  múltiplas. Transtornos do espectro autista. Alta habilidades / Super dotação. 

Objetivo

Reconhecer os aspectos relacionados às Deficiências, ao Transtorno do Espectro Autista e Altas  Habilidades/Superdotação.>

Ementa 

Aprendizagem. Cognição na aprendizagem e as emoções. Funções executivas, emoções e o  aprender. Aspectos da tomada de decisão na aprendizagem, razão e emoção. Pensamento e  raciocínio. Dificuldades de aprendizagem 

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo