PÓS ON-LINE

Psicopedagogia Institucional e Clínica

DATA DE INÍCIO

07/11/2022

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Homem sorrindo de camisa polo azul em fundo branco

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

Ao aliar os principais conhecimentos de Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Antropologia, Psicanálise, Neurociências e outras áreas, o curso de Psicopedagogia tem como objetivo facilitar a construção do conhecimento do processo de aprendizagem. É possível observar como as diferentes formas de aprendizagem têm sido discutidas além do ambiente escolar, tendo impacto direto de questões psicológicas, afetivas e cognitivas, com reflexos em todas as fases do desenvolvimento humano.

 

Assim, o mercado de trabalho de Psicopedagogia Clínica e Institucional está repleto de oportunidades para quem se dedica a atuar de forma prática, entendendo e facilitando a aquisição do conhecimento, seja de crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Entre as possibilidade de atuação da Psicopedagogia, está o acompanhamento escolar, que possui respaldo legal em escolas regulares, além da Educação Especial, e também em empresas privadas, hospitais e clínicas próprias, considerando e adaptando-se às realidades e características de cada ambiente.

O psicopedagogo estará apto a realizar o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e elaborar planos de ação e intervenção que possam diminuir essas interferências de aprendizado.

A partir da formação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, o profissional também poderá atuar de maneira consultiva junto à Gestão Escolar na busca por métodos que estimulem a diversidade como fator positivo à aprendizagem.

O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica é recomendado para profissionais graduados nas áreas de licenciatura, como Pedagogia e Letras. Além disso, o curso também é indicado para profissionais da área da saúde, em especial, nos campos da Fonoaudiologia e Psicologia.
Podem ainda realizar o curso de Psicopedagogia os profissionais que tenham interesse em compreender e otimizar os processos de aprendizagem.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 


Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e tecnologia da educação.

Objetivo 


Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

Ementa 


A psicopatologia. Alterações nas funções psíquicas. Transtornos na infância e na adolescência. TDAH. Transtorno do espectro autista (TEA). Transtornos psiquiátricos.

Objetivo 


Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem.

Ementa 


Fundamentos da Psicopedagogia e a epistemologia convergente – Jorge Visca. Teoria Psicanalítica e Epistemologia Convergente. A Psicologia Social – Pichon-Rivière. Visões e abordagens Epistemologia Genética – Piaget. A práxis Psicopedagógica Institucional.

Objetivo 


Reconhecer as teorias e abordagens relacionadas a Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Ementa 


História da psicopedagogia – rumos e desafios. Avaliação psicopedagógica: o processo de intervenção clínica. Diagnóstico psicopedagógico: etapas e instrumentos. Mais considerações sobre o diagnóstico psicopedagógico. Provas operatórias. Provas projetivas e estudos de caso de intervenção psicopedagógica.

Objetivo 


Reconhecer o processo da avaliação diagnóstica em Psicopedagogia.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo