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Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

DATA DE INÍCIO

16/01/2023

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

Tornar a educação inclusiva, buscando entender os processos de aprendizado das pessoas com deficiência, é um desafio em que a Psicopedagogia com nfase em Educação Especial pode auxiliar. Por meio dessa formação, o psicopedagogo pode atuar no diagnóstico e na proposição de ações e meios para superar as dificuldades de aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

Com o aumento no diagnóstico de deficiências na aprendizagem por questões cognitivas, motoras e psicossociais, é de extrema importância a atuação da Psicopedagogia para entender cada necessidade e oferecer procedimentos e metodologias que atuem promovendo o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem. Entre as áreas de atuação, estão escolas de Educação Especial, clínicas e hospitais.

Por meio da formação em Psicopedagogia com nfase em Educação Especial, o profissional desenvolverá habilidades para diagnosticar e propor métodos e ferramentas que ajudem os alunos – a partir de suas necessidades especiais – a avançar no processo de aprendizagem. Ainda, poderá criar formas de inclusão e interação com o objetivo de melhorar o aprendizado cognitivo.

Esta formação é recomendada para profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia e/ou Fonoaudiologia, com interesse em aumentar seus conhecimentos em Educação Especial por meio da atuação como psicopedagogo.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 


Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.

Objetivo 


Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.

Ementa 


Deficiência física. Deficiência auditiva. Deficiência visual. Deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Transtornos do espectro autista. Alta habilidades / Super dotação.

Objetivo 


Reconhecer os aspectos relacionados às Deficiências, ao Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.

Ementa 


Fundamentos da Psicopedagogia e a epistemologia convergente – Jorge Visca. Teoria Psicanalítica e Epistemologia Convergente. A Psicologia Social – Pichon-Rivière. Visões e abordagens Epistemologia Genética – Piaget. A práxis Psicopedagógica Institucional.

Objetivo 


Reconhecer as teorias e abordagens relacionadas a Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Ementa 


História da psicopedagogia – rumos e desafios. Avaliação psicopedagógica: o processo de intervenção clínica. Diagnóstico psicopedagógico: etapas e instrumentos. Mais considerações sobre o diagnóstico psicopedagógico. Provas operatórias. Provas projetivas e estudos de caso de intervenção psicopedagógica.

Objetivo 


Reconhecer o processo da avaliação diagnóstica em Psicopedagogia.

Benefícios exclusivos da UVA

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