PÓS ON-LINE

Psicopedagogia: Qualidade de Vida na Terceira Idade

DATA DE INÍCIO

07/11/2022

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

O objetivo geral do curso de PSICOPEDAGOGIA: QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE é possibilitar aos cursistas, condição de compreender as diferentes correntes teóricas que abordam o tema, assim como conhecer os artefatos necessários para atendimento prática a estes aprendentes

Aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível,  assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e técnicas

Profissionais da área de Educação e Saúde, além de pessoas interessadas nos estudos sobre os processos cognitivos  humanos e aplicabilidade na qualidade de vida da terceira idade.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

FELICIDADE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 

Ementa 


Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de  equipes. Conflitos. Negociação. Mediação. 

Objetivo 


Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO

Ementa 


Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e tecnologia da educação.

Objetivo 


Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

NEUROPSICOPEDAGOGIA

Ementa 


Neuropsicopedagogia: história e fundamentos. Sistema nervoso central. Funções mentais superiores: sensação, percepção e atenção. Memória. Linguagem. Intervenção em Neuropsicopedagogia.

Objetivo 


Reconhecer os principais aspectos da Neuropsicopedagogia.

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Ementa 


Fundamentos da Psicopedagogia e a epistemologia convergente – Jorge Visca. Teoria Psicanalítica e Epistemologia Convergente. A Psicologia Social Pichon.

Objetivo


Reconhecer as teorias e abordagens relacionadas a Psicopedagogia Clínica e Institucional.

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS

Ementa 


Envelhecimento Cognitivo. Funções executivas no idoso: teoria, avaliação e estimulação. Neurobiologia da memória e envelhecimento. Funções executivas no idoso: teoria, avaliação e estimulação. Treinos Cognitivos. A família e o idoso.

Objetivo


Identificar os processos cognitivos, a neurobiologia e funções executivas na terceira idade Dar exemplos de treinos cognitivos para o atendimento a idosos.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo