PÓS ON-LINE

Enfermagem do Trabalho

DATA DE INÍCIO

16/01/2023

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

Os enfermeiros são profissionais cada vez mais presentes em empresas de diferentes segmentos, visto que têm a atuação voltada para a segurança do trabalho, promovendo a saúde e qualidade de vida das equipes. Desse modo, quem se formou em Enfermagem e pretende ampliar as oportunidades de carreira, pode realizar a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

Com o curso, o profissional adquire os conhecimentos e competências para atuar em ambientes corporativos de modo a fazer não apenas o atendimento em situações de emergência, com a realização dos primeiros socorros, mas também acompanhar a saúde física e mental do trabalhador.

Isso porque o enfermeiro do trabalho é responsável por verificar como estão as condições de trabalho, especialmente em relação aos riscos de acidente da atividade e a ambientes insalubres.

Desta forma, o conteúdo desta especialização se volta para diversos aspectos como segurança no ambiente de trabalho, biossegurança, legislação da saúde do trabalhador, doenças ocupacionais, entre outros temas.

Com a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, o profissional poderá atuar em indústrias e grandes empresas de forma a garantir que as atividades laborais sejam realizadas de maneira segura.

Além disso, o enfermeiro especializado pode atuar nos ambulatórios das organizações, supervisionar o ambiente de trabalho e realizar projetos voltados para a conscientização em saúde, como palestras.

Por fim, estará apto a treinar os colaboradores que compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A especialização na área da Enfermagem do Trabalho é destinada para os graduados em Enfermagem que tenham o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ou recém-formados na área, que possuem o registro profissional encaminhado.

Assim, os enfermeiros que buscam ampliar suas perspectivas no mercado, tendo as grandes empresas como local de atuação, vão se beneficiar dessa qualificação.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo 


Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa 


Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.

Objetivo 


Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa 


O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo 


Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa 


Estudo da relação saúde e trabalho. Conceituação e importância no contexto social; legislação específica. Importância do saneamento nos locais de trabalho. Atuação do enfermeiro na promoção da saúde, prevenção e controle de acidentes e doenças laborais, cuidados de enfermagem no tratamento e reabilitação dos trabalhadores. Analisar a situação do trabalho, sob a abordagem da ergonomia, morbi-mortalidade e riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores (acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho). Higiene Ocupacional. Segurança do Trabalho. Toxicologia. Ergonomia. AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL.

Objetivo 


Criar condições para aprofundar, refletir e explicar a teoria e a prática da Enfermagem relacionada a Saúde Ocupacional

Ementa 


A enfermagem e a saúde do trabalhador . O papel do profissional da Enfermagem na saúde do trabalhador; As ações de enfermagem na saúde ocupacional: estrutura, funções básicas, organização; Concepções teóricas do cuidado de enfermagem ocupacional; . A enfermagem e o trabalhador e sua família; . Metodologia da Assistência de Enfermagem na patologia do trabalho por aparelho ou sistema(Sistema respiratório; Dermatoses Ocupacionais; Sistema músculo esquelético; Lesões por esforços repetitivos – LER; Sistema músculo esquelético: coluna vertebral; Sangue e órgãos formadores; Sistema imunológico; Sistema nervoso; Aparelho cardiovascular; Rim e trato urinário; Aparelho digestivo; Órgãos dos sentidos e audição; Efeitos do trabalho sobre a reprodução; Psicopatologia e psicodinâmica no trabalho); Assistência de enfermagem ao trabalhador . Conceitos e princípios de fisiologia para atendimento de emergências clínicas; Métodos e técnicas de atendimento pré-hospitalar ao trabalhador acidentado; Métodos naturais e práticas alternativas e complementares da medicina alopática no tratamento de distúrbios psicossomáticos; . Imunização dos Profissionais de Saúde; Procedimentos para realização dos exames mais utilizados na prevenção da saúde do trabalhador; Provas funcionais mais usuais; Medições antropométricas.

Objetivo 


Diferenciar e administrar o processo de trabalho dos profissionais da área da saúde que atuam em nos diversos espaços da geração do cuidado, desde as ações de promoção, proteção e prevenção.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo