PÓS ON-LINE

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

DATA DE INÍCIO

16/01/2023

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

Os enfermeiros que desejam prestar assistência à saúde de bebês, crianças e adolescentes, bem como a recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devem ter uma qualificação nessa área. Sendo assim, a pós-graduação em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia é indicada para profissionais que querem desenvolver a carreira no segmento.

É um campo profissional no qual o enfermeiro tem o papel de assumir os cuidados de saúde e liderança de equipes hospitalares que atendem o público pediátrico, inclusive os que estão na UTI. Para crescer nessa área, é importante desenvolver habilidades técnicas, a fim de realizar procedimentos e utilizar equipamentos em diferentes níveis de complexidade da assistência à saúde para esses pacientes.

Além disso, é preciso oferecer um atendimento humanizado não apenas ao paciente, mas também à família. Nesse ponto, a empatia e boa comunicação são aspectos importantes para o enfermeiro especialista desse segmento.

Na Pediatria e Neonatologia, o enfermeiro pode atuar com os cuidados imediatos aos pacientes e na questão da prevenção, identificando riscos e trabalhando para evitar complicações para a saúde de bebês e crianças.

Com esse curso de pós-graduação, os enfermeiros podem trabalhar em hospitais e unidades ambulatoriais, em âmbito público e privado, em postos de saúde e ainda em clínicas pediátricas.

Desse modo, é uma especialização em que o profissional passa a dominar o conhecimento técnico e científico para atuar junto ao público pediátrico, em diferentes etapas de seu desenvolvimento, e também na assistência à saúde em UTI para recém-nascidos.

A especialização em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia é indicada para enfermeiros com registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que gostem de trabalhar com bebês, crianças e adolescentes nos cuidados à saúde em diferentes níveis de complexidades.

Quem já é formado em Enfermagem e tem a comprovação de que o registro profissional do Coren está em andamento também pode fazer essa pós-graduação.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo 


Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa 


Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo. 

Objetivo 


Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa 


O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo 


Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa 


Políticas de atenção à saúde da criança. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao recém-nascido e à criança sadios e com afecções prevalentes, em ambulatórios e na comunidade alterado.

Objetivo 


Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: desenvolver competências relacionadas à assistência de enfermagem pediátrica com ênfase em ações de baixa e média e alta complexidade.

Ementa 


Recém-nascido de alto risco: classificação, necessidades e assistência. Principais patologias do período neonatal, organização da assistência ao neonato de alto risco, necessidades nutricionais do recém-nascido de alto risco: aleitamento materno, projeto mãe canguru, banco de leite humano. Unidade neonatal e cuidado humanizado à família do recém-nascido de alto risco. Segurança do Paciente.

Objetivo 


Assistir ao recém-nascido e família nos diferentes níveis de complexidade, orientado pela integralidade e humanização.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo