PÓS ON-LINE

Enfermagem Oncológica

DATA DE INÍCIO

19/09/2022​

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Médica mulher de jaleco e estetoscópio ao redor do pescoço

A enfermagem, por essência, já está relacionada aos cuidados às pessoas nos momentos em que elas mais precisam. A Enfermagem Oncológica vai muito mais a fundo, oferecendo, além de cuidados, conforto e tranquilidade por meio da atuação proativa do profissional da saúde.

Com o objetivo de desenvolver o conhecimento e os princípios científicos das afecções clínicas e cirúrgicas oncológicas, este curso possui uma matriz curricular que foi desenvolvida para estar alinhada às demandas do mercado. O curso de especialização em Enfermagem Oncológica oferece ferramentas e conhecimentos para que o enfermeiro possa atuar na prevenção, assistência, educação e investigação científica, capacitando estes profissionais para refletir sobre os desafios da área.

Assim, o enfermeiro qualifica-se de maneira mais assertiva, abrindo suas possibilidades de atuação em hospitais, clínicas oncológicas, saúde básica e cuidados diretos com pacientes.

Entre as habilidades desenvolvidas durante a especialização em Enfermagem Oncológica estão a compreensão e a identificação dos mecanismos da carcinogênese e formação de metástases.

Além disso, o profissional de enfermagem também poderá atuar em todas as fases de tratamento contra o câncer, desde o auxílio no diagnóstico até o tratamento por meio de medicação, radioterapia e quimioterapia.

O curso foi pensado e desenvolvido para enfermeiros que já atuam em serviços de saúde e que estejam buscando redirecionar sua carreira profissional para a área oncológica.

Também pode ser direcionado para enfermeiros em geral, que pretendem aumentar seus conhecimentos técnicos neste segmento, independente de atuação prática, visando a evolução pessoal e profissional.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 


Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo 


Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 


Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo 


Que o aluno seja capaz de: conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa 


Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.

Objetivo 


Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa 


O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo 


Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa 


O Problema do Câncer no Brasil e Bases da Carcinogênese; Determinantes sociais do câncer; Impacto econômico e social; A epidemiologia do câncer. Estimativa de incidência e mortalidade por Câncer no Brasil; A célula normal; Fisiopatologia do Câncer; Carcinogênese física, química e biológica; Estadiamento, classificação e nomenclatura do tumor; Ações de Prevenção Primária e Secundária no Controle do Câncer; Fatores de risco associados ao câncer; Prevenção primária do câncer; Atuação do enfermeiro na prevenção primária do câncer; Prevenção secundária do câncer. Atuação do enfermeiro na prevenção secundária do câncer; Princípios da Abordagem Terapêutica; Quimioterapia Antineoplásica.

Objetivo 


Desenvolver o conhecimento dos problemas e os princípios científicos das afecções clínicas e Cirúrgicas oncológicas.

Ementa 


Sistematização do Atendimento Pré-hospitalar, hospitalar; exame físico e raciocínio clínico na assistência de enfermagem frente a qualquer tipo de situação de atendimento ao paciente Oncológico.

Objetivo 


Compreender: a epidemiologia e origem do câncer, terapêutica utilizada e medidas de suporte ao paciente oncológico.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo