PÓS ON-LINE

MBA em Gestão de Saúde Pública

DATA DE INÍCIO

07/11/2022

Carga horária:

360h

Modelos de formação:

Tradicional: 10 meses

Intensivo: 6 meses

Modelos de formação

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

O setor público exige cada vez mais qualificação e preparo para os desafios da rotina de um gestor, que precisa estar aprimorado e desenvolvido nas competências de liderança como capacitação e visão.

A especialização de MBA em Gestão Pública oferece ao aluno as ferramentas e conceitos para implementação e avaliação das políticas públicas, capacitando-o para a gestão de organizações públicas sob a ótica do papel do governo para o desenvolvimento da sociedade.

A principal porta de entrada para o mercado são os concursos públicos, onde o profissional poderá usar seus conhecimentos adquiridos para gerenciar as três esferas de organizações públicas, Municipal, Estadual e Federal, bem como organizações não governamentais (ONGs), desenvolvendo com sucesso projetos para empresas privadas em parceria com o poder público.

MBA em Gestão Pública capacita o para gastos administrativos do governo, que vão desde a verba para reparos estruturais até o auxílio oferecido aos programas assistenciais e sociais, muito importantes para a população.

Com essa especialização, o profissional poderá atuar em Ministérios, Tribunais, Secretarias, onde de as principais seções que carecem desse profissional especializado são: saneamento, transporte, saúde, educação, jurídica, segurança e outras, contribuindo para a gestão pública.

Avaliar políticas públicas de forma a entender o processo orçamentário e como procede sua execução, identificando e avaliando as tendências e inovações que são relevantes ao setor público, irá direcionar seu conhecimento adquirido em Gestão Pública para ajudar governos na entrega de serviços mais qualificados, contribuindo com a sociedade, por isso, o gestor precisa sempre buscar soluções práticas e objetivas.

O MBA em Gestão Pública é destinado a profissionais que já possuam diploma de ensino superior, como os servidores públicos, profissionais do setor privado e agentes públicos que se interessem por atuar fortemente em gestão pública, seja municipal, estadual ou federal, com ênfase nas áreas de: Organizações Não Governamentais (ONGs); Política; Consultoria; Assessoria e Concursos, ampliando programas populacionais.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 

Processo Decisório nas Organizações; Ferramentas de Apoio à Decisão; Design Thinking; Ética,  Compliance e Governança Corporativa; Desenvolvimento de Competências de Liderança;  Gestão de Carreira e Pessoas 

Objetivo 

Fornecer técnicas e práticas da ciência de dados e da psicologia com o objetivo de melhorar  processos decisórios de líderes e de equipes.  

Avaliar como as decisões, principalmente as de médio e longo prazo, impactarão pessoas,  equipes e a organização.

Ementa 

Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes.  Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo 

Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 

A gestão de pessoas; A seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; A avaliação de pessoas  na área pública; Ética e Moral; A ética nas negociações; A ética nos dias de hoje

Objetivo 

Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção,  contratação até a avaliação periódica e a demissão. 

Compreender o que é ética e como ela é aplicada ao setor público em geral.

Ementa 

O que o orçamento público?; Operacionalizando o orçamento público; Execução orçamentária e financeira;  A gestão de pessoas; A seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; A avaliação de pessoas na área pública

Objetivo 

Apresentar o funcionamento do ciclo do orçamento público, começando pelo PPA e finalizando com a LOA  e a programação da execução orçamentária. 

Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção,  contratação até a avaliação periódica e a demissão.

Ementa 

Reforma Sanitária Brasileira. Bases teóricas e doutrinárias do Sistema de Único de Saúde. Sistema de Saúde  no Brasil: Organização e financiamento do SUS. Evolução histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil.  Política de Saúde no Brasil. Saúde ambiental e sanitária.

Objetivo 

Discutir as políticas públicas de saúde no Brasil. Discutir as referências conceituais para o estudo das  políticas públicas, por meio da análise da: definição e formação da agenda; processo de formulação;  processo de implementação e avaliação de resultados.  

Discutir a evolução histórica das políticas da saúde no Brasil, analisando o contexto político brasileiro e  internacional. Promover a discussão sobre as relações entre direito sanitário e políticas públicas:  desigualdades sociais e desigualdades no acesso e utilização dos serviços de saúde.

Ementa 

Modelos assistenciais de atenção básica e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e  serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. Atenção  integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na  saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de Informação da Atenção  Básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em  saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. apresentar e discutir o tema atenção primária e promoção da saúde a partir da reorientação dos serviços de saúde do SUS; refletir sobre o planejamento,  monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.

Objetivo 

Promover a capacitação técnica e o senso crítico do aluno em relação à realidade de saúde e dos serviços  de saúde, estimulando sua participação efetiva na organização da assistência de enfermagem e no  planejamento de saúde, compatíveis com as necessidades de saúde da população.

Benefícios exclusivos da UVA

Preencha os campos abaixo