PÓS 100% ON-LINE

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

16/01/2023

360 HORAS

Preencha os campos abaixo e descubra as condições especiais

PORQUE ESCOLHER A UVA?

Padrões internacionais de qualidade para fortalecer o seu currículo.

Comodidade

Formação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.

Modalidade Intensiva

Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.

Conteúdos com visão prática

Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.

Mesma qualidade do modelo presencial

Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.

Modelos de formação que se adaptam à sua rotina.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro do seu dia-a-dia.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 disciplina como no modelo tradicional.

Qual o objetivo do curso?

O curso de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais tem como objetivo geral apresentar aos cursistas formas de ensino participativo aplicado às novas tecnologias de ensino através de práticas pedagógicas facilitadoras e motivadoras do processo de aprendizagem.

Habilidades que você irá aprender:

Aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e técnica.

Para quem é indicado o curso?

Profissionais de todas as áreas do conhecimento dispostos a atualização didático pedagógica sob a ótica de aspectos inovadores.

Plano de Estudo

Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência  emocional. 

Objetivo
Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa
Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de  equipes. Conflitos. Negociação. Mediação. 

Objetivo
Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa
Métodos ativos de aprendizagem. Aula expositiva dialogada. Portfólio. Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem baseada em projeto. Arco de Maguerez. Instrução entre pares. Ensino sob medida (just in time). Aprendizagem invertida (flipped classroom). Rotação por estações. Júri simulado. Leitura significativa. Leitura de artigo cientifico com a técnica do serrote. Espiral construtivista. Mapa mental. Ensino hibrido. Seminário. Brainstorming com post-card. Brainwriting. Debate por grupos com flash-cards. Dramatização. Quick Solution. Ensino baseado em simulação. Jigsaw. World café.

Objetivo
Identificar exemplos de Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Ementa
A evolução dos paradigmas da educação. Disrupção, mudanças geracionais e educação. Elementos comuns a educação 4.0 e 5.0. Ferramentas de apoio ao discente. Ensino por competências. Métodos para avaliação de competências.

Objetivo
Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção.

Ementa
A otimização do aprendizado no séc. XXI. Funcionamento do ambiente EAD. EAD na pratica: o compromisso. Tecnologia a serviço da aprendizagem. Educação a distância e democratização. Educação a distância e sociedade do conhecimento.

Objetivo
Identificar os aspectos introdutórios da Educação a Distância.

Ementa
Ciência, tecnologia e educação. Tecnologias e elementos da educação 4.0 e 5.0. B-learning, E-Learning, M Learning e U-Learning. Escola digital. Ambientes virtuais de aprendizagem. Possibilidades.

Objetivo
Relacionar as tecnologias e elementos da Educação com a Educação a Distância.