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Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

16/01/2023

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Comodidade

Formação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.

Modalidade Intensiva

Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.

Conteúdos com visão prática

Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.

Mesma qualidade do modelo presencial

Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.

Modelos de formação que se adaptam à sua rotina.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro do seu dia-a-dia.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 disciplina como no modelo tradicional.

Qual o objetivo do curso?

Instrumentalizar o enfermeiro para assistir a criança em todos os níveis de atenção à saúde, compreendendo suas diferentes etapas do desenvolvimento (do neonato ao adolescente) e considerando o seu contexto sociofamiliar.

Habilidades que você irá aprender:

Conhecer os princípios que norteiam a assistência de saúde ao neonato, criança, adolescente e sua família, nos diferentes níveis de atenção; Entender a atuação do enfermeiro frente às necessidades específicas de cada estágio do desenvolvimento deste público; Delinear as intervenções de enfermagem para o neonato/criança/adolescente e sua família em situação de doença e hospitalização, considerando a prática baseada em evidência científica; Compreender a atuação do enfermeiro no atendimento do neonato/ criança/adolescente; Analisar criticamente a atuação do enfermeiro na gestão de unidades pediátricas e neonatais nos diferentes contextos da assistência à saúde.

Para quem é indicado o curso?

O curso é destinado aos Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Plano de Estudo

Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. 

Objetivo
Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa
Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa
Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo. 

Objetivo
Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa
Políticas de atenção à saúde da criança. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao recém-nascido e à criança sadios e com afecções prevalentes, em ambulatórios e na comunidade alterado.

Objetivo
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: desenvolver competências relacionadas à assistência de enfermagem pediátrica com ênfase em ações de baixa e média e alta complexidade.

Ementa
Recém-nascido de alto risco: classificação, necessidades e assistência. Principais patologias do período neonatal, organização da assistência ao neonato de alto risco, necessidades nutricionais do recém-nascido de alto risco: aleitamento materno, projeto mãe canguru, banco de leite humano. Unidade neonatal e cuidado humanizado à família do recém-nascido de alto risco. Segurança do Paciente.

Objetivo
Assistir ao recém-nascido e família nos diferentes níveis de complexidade, orientado pela integralidade e humanização.