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Enfermagem em Urgência e Emergências em Pediatria e Neonatologia

16/01/2023

360 HORAS

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Padrões internacionais de qualidade para fortalecer o seu currículo.

Comodidade

Formação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.

Modalidade Intensiva

Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.

Conteúdos com visão prática

Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.

Mesma qualidade do modelo presencial

Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.

Modelos de formação que se adaptam à sua rotina.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro do seu dia-a-dia.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 disciplina como no modelo tradicional.

Qual o objetivo do curso?

O curso de Enfermagem em Urgência e Emergências em Pediatria e Neonatologia visa especializar o profissional da área da saúde para atuar na área em urgências e emergências de Pediátrica e Neonatologia, no âmbito de instituições públicas e privadas, desempenhando atividades preventivas, educativas e curativas em equipe multiprofissional, valorizando a atenção de qualidade ao recém-nascido e à criança.

Habilidades que você irá aprender:

Atuar na assistência ao paciente neonatal e pediátrico em todas as suas especificidades com senso crítico para eleger prioridades na tomada de decisão, qualificando o cuidado e garantindo segurança as crianças e familiares, bem como direcionar a utilização das melhores práticas assistenciais.

Para quem é indicado o curso?

Graduados em Enfermagem.

Plano de Estudo

Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.

Objetivo
Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa
Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa
Princípios da epidemiologia, o processo Saúde-Doença e seus níveis de prevenção. Determinantes sociais da saúde e os conceitos iniciais da vigilância em saúde. Diferenciação de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.

Objetivo
Apresentar uma visão geral da epidemiologia por meio dos conceitos e temas básicos de uso corrente na descrição dos danos ou agravos à saúde das populações. Além disso, reconhecer o espaço de atuação do profissional na Vigilância em Saúde, atuando de modo crítico e criativo numa a abordagem epidemiológica e comunitária.

Ementa
Sistematização do Atendimento Pré-hospitalar, hospitalar; exame físico e raciocínio clínico na assistência de enfermagem frente a qualquer tipo de situação de urgência/emergência. Observando princípios científicos, técnicos, éticos e legais do exercício profissional. Passos da Avaliação de Emergência (Corpo Humano por inteiro). Escalada do Coma de Glasgow. Avaliação das Pupilas. Tipos de Ferimentos. Avaliação da Dor. Etapas para a manipulação de Ferimentos. Vacinação Antitetânica. Retirada de Corpo Estranho.

Objetivo
Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, no atendimento a pacientes de alta complexidade.

Ementa
Assistência de Enfermagem ao paciente com afecções neurológicas. Assistência de Enfermagem a paciente com afecções respiratórias – manejo das vias aéreas. Assistência de enfermagem ao paciente com afecções cardiológicas. Programas de atenção à criança e ao adolescente. Crescimento e desenvolvimento infantil no âmbito da consulta de Enfermagem. Agravos de saúde mais comuns na infância e adolescência.

Objetivo
Reconhecer as principais causas de urgências e emergências nas faixas etárias neonatal e pediátrica, compreendendo os aspectos relevantes para a assistência de enfermagem antes, durante e após a parada cardiopulmonar e demais patologias.