PÓS 100% ON-LINE

Gestão de Serviços em Enfermagem

16/01/2023

360 HORAS

Preencha os campos abaixo e descubra as condições especiais

PORQUE ESCOLHER A UVA?

Padrões internacionais de qualidade para fortalecer o seu currículo.

Comodidade

Formação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.

Modalidade Intensiva

Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.

Conteúdos com visão prática

Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.

Mesma qualidade do modelo presencial

Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.

Modelos de formação que se adaptam à sua rotina.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro do seu dia-a-dia.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 disciplina como no modelo tradicional.

Qual o objetivo do curso?

Capacitar profissionais graduados em enfermagem a atuar em Postos e Centros de Saúde, Hospitais públicos e privados, clínicas e Home Care; Capacitar profissionais para atuação como consultores em Gestão de Serviços de Enfermagem; Capacitar enfermeiros para atuação na área de Gestão.

Habilidades que você irá aprender:

Executar a gestão da assistência e de serviços de enfermagem nos diferentes contextos das empresas de saúde; Resolver problemas no processo de tomada de decisão na área assistencial e administrativa; Comunicar-se efetivamente, gerenciar e trabalhar em equipe.
Atuar de modo efetivo nos níveis assistenciais e gerenciais intermediários e superiores das organizações de saúde.

Para quem é indicado o curso?

O curso é destinado aos Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Plano de Estudo

Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.

Objetivo
Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa
Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa
Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidroeletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.

Objetivo
Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa
Processo de trabalho em saúde e Enfermagem: Conceitos, elementos e finalidade. Trabalho em equipe e Relações Interpessoais no trabalho em Saúde e Enfermagem. Interdisciplinaridade no trabalho em Saúde e Enfermagem. Ética nas relações de trabalho em Saúde e Enfermagem. Modelos de gestão em Saúde e Enfermagem: aspectos conceituais, evolução histórica e características. Concepções gerenciais e estilos de gestão em Saúde e Enfermagem. Teorias administrativas: articulação com os modelos de gestão em saúde e Enfermagem. Competências gerenciais. Divisão técnica e social do trabalho em saúde e na enfermagem. Aspectos éticos e legais do trabalho em enfermagem. Lei do exercício profissional de Enfermagem.

Objetivo
Compreender as concepções de gerência em saúde e enfermagem e suas relações com os aspectos éticos e legais do exercício profissional de enfermagem.

Ementa
Segurança do Paciente: aspectos fundamentais; Perspectiva histórica da segurança do paciente; Magnitude do problema; Fatores contribuintes do erro e dos eventos adversos; Cultura em segurança do paciente; Marco Regulatório da Segurança do Paciente no Brasil; Programa Nacional de Segurança do Paciente; Segurança do Paciente: iniciativas e intervenções; Na Atenção Primária à Saúde; Na Atenção Hospitalar. 

Objetivo
Reconhecimento da segurança do paciente como uma dimensão essencial da qualidade da gestão e do cuidado.