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Pós-graduação 100% On-line > Enfermagem em Pediatria e Neonatologia.

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Com o curso de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia, conheça os princípios que norteiam a assistência de saúde ao neonato, criança, adolescente e sua família, nos diferentes níveis de atenção e a atuação do enfermeiro frente às necessidades específicas de cada estágio do desenvolvimento deste público.

DATA DE INÍCIO:
13/01/2025

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

PRÉ-REQUISITO:
Possuir um diploma de graduação.

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Por favor, selecione a Unidade de apoio mais conveniente para você. Lembre-se de que a Unidade de apoio designada não é o local onde você realizará seus estudos, pois o curso é 100% online. Ela servirá como um ponto de suporte para esclarecer dúvidas e oferecer assistência relacionada ao curso. Certifique-se de escolher um local acessível para você, considerando as suas necessidades de suporte durante o programa.

> Plano de Estudo

Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:

Este curso aborda os fundamentos da Psicologia Positiva, Mindfulness e Inteligência Emocional, explorando suas interconexões e aplicabilidades. A ementa inclui uma introdução à Psicologia Positiva, conceitos essenciais de Mindfulness e uma análise aprofundada da Inteligência Emocional, conectando essas áreas para promover o bem-estar emocional. 

Objetivo da disciplina:

Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional. Pretende-se proporcionar uma compreensão abrangente desses campos e destacar como sua integração pode contribuir para a promoção da felicidade e do equilíbrio emocional. 

Unidades:

  1. Psicologia positiva: uma introdução
  2. Principais conceitos da psicologia positiva
  3. Mindfulness
  4. Mindfulness, Psicologia Positiva e Felicidade
  5. Inteligência emocional: sistema nervoso e emoções
  6. Inteligência emocional

Ementa:

A disciplina de Gestão Estratégica em Saúde oferece uma abordagem abrangente sobre o paradigma da complexidade e o papel do gestor na área da saúde. Explora os desafios específicos enfrentados na gestão de organizações de saúde, apresentando conceitos fundamentais de administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis ao contexto da saúde. Apresenta também a evolução das abordagens teóricas da administração e analisa as funções essenciais de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação. 

Objetivo da disciplina:

Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar, destacando o papel do gestor no contexto administrativo e no desenvolvimento de equipes. O objetivo é desenvolver uma compreensão sólida das características das organizações de saúde, influência da teoria administrativa no ambiente de saúde, e a importância da burocracia profissional. 

Unidades:

  1. Ambiente Organizacional
  2. Gestão Estratégica em Saúde 
  3. Marketing em Saúde
  4. Administração de Materiais
  5. Logística
  6. Gestão de Resíduos de Saúde

Ementa: 

A disciplina Suporte Básico e Avançado de Vida visa fornecer noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas não traumáticas, abrangendo urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas. O curso também traz a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar quanto intra-hospitalar (Pronto Atendimento), e o atendimento especializado às vítimas em situações que requerem o Suporte Básico e Avançado de Vida. 

Objetivo da Disciplina: 

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital. 

Unidades: 

  1. Atendimento ao paciente politraumatizado: avaliação inicial
  2. Atendimento ao paciente politraumatizado: aplicação do protocolo (avaliação primária)
  3. Assistência do paciente politraumatizado: avaliação secundária
  4. Atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória
  5. Suporte Básico de Vida
  6. Suporte Avançado de Vida

Ementa:

A disciplina aborda os princípios da epidemiologia, o processo Saúde-Doença e seus níveis de prevenção, os determinantes sociais da saúde e diferenciações entre vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. 

Objetivo da disciplina:

Apresentar uma visão geral da epidemiologia por meio de conceitos e temas básicos para descrever danos ou agravos à saúde da população. Além disso, visa reconhecer o espaço de atuação do profissional na Vigilância em Saúde, com abordagem epidemiológica e comunitária. 

Unidades: 

  1. Princípios da Epidemiologia
  2. Processo Saúde-Doença e Prevenção
  3. Determinantes Sociais da Saúde
  4. Conceitos de Vigilância em Saúde
  5. Conceitos de Vigilância Epidemiológica
  6. Evolução Conceitual e Importância da Vigilância Sanitári

Ementa:

A disciplina de Assistência de Enfermagem e Promoção da Saúde da Criança e do Neonato abrange programas de atenção à criança e ao adolescente, crescimento e desenvolvimento infantil, agravos de saúde mais comuns, bases teóricas da promoção da saúde, Programa Nacional de Imunização e segurança do paciente. 

Objetivo da disciplina:

Discutir os cuidados de enfermagem à criança e ao neonato, considerando os aspectos biopsicossociais, a participação da família e da sociedade no processo de crescimento e desenvolvimento. 

Unidades:

  1. Programas de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente
  2. Crescimento e Desenvolvimento Infantil no Âmbito da Consulta de Enfermagem
  3. Agravos de Saúde Mais Comuns na Infância
  4. Bases Teóricas da Promoção da Saúde
  5. Programa Nacional de Imunização
  6. Segurança do Paciente

Ementa: 

A disciplina Sistematização da Assistência de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia aborda as bases teóricas e legais da Sistematização da Assistência de Enfermagem, as terminologias da Enfermagem (taxonomia da NANDA e Classificação Internacional para Prática de Enfermagem), a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em diversos cenários, a organização da unidade neonatal e a recepção do neonato na sala do parto, além da assistência de enfermagem ao paciente neonato, incluindo exame físico, principais problemas e cuidados intensivos, e a reanimação neonatal. 

Objetivo da disciplina: 

Desenvolver conhecimentos e habilidades para a implementação das etapas de coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem respaldadas em referencial teórico de enfermagem utilizando as classificações NANDA, NIC e NOC. 

Unidades:   

  1. Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE
  2. Teoria de Enfermagem
  3. Processo de Enfermagem
  4. Organização da Unidade Neonatal e da Sala de Parto
  5. Assistência de Enfermagem ao Paciente Neonato
  6. Reanimação Neonatal

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> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.
Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 06.

Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá pedir a análise para dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. É preciso fazer a solicitação via protocolo na secretaria da pós-graduação on-line para que o acadêmico possa avaliar.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

A Unidade de apoio designada não é o local onde você realizará seus estudos, pois o curso é 100% online. Ela servirá como um ponto de suporte para esclarecer dúvidas e oferecer assistência relacionada ao curso. Certifique-se de escolher um local acessível para você, considerando as suas necessidades de suporte durante o programa.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aprofundamento dos estudos sobre uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos. 

As pós-graduações também incluem o MBA (Master of Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo. 

Para fazer uma pós 100% on-line na UVA é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

O envio da documentação é indispensável e obrigatório. O envio dos documentos deverá ser feito no prazo de até 30 dias (a partir da data de início das aulas), através do Portal do Aluno. 

Aguarde o envio das orientações para acesso ao portal na data prevista para o início das aulas.

Documentos obrigatórios para matrícula:

Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Carteira de Identidade (frente e verso).
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso);
Diploma de Conclusão do Nível Superior, assinado pelo aluno (frente e verso);

Você receberá, no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.

A taxa de matrícula de todos os nossos cursos pode ser paga no cartão de crédito ou por boleto. O pagamento por boleto leva de 48 a 72 horas para ser compensado em nosso sistema. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor cabe no seu bolso. As demais parcelas ficarão disponíveis no portal do aluno no mês subsequente ao mês do início da turma.

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento antes do início das aulas, e o reembolso do valor da taxa de matrícula será de 90% do valor. Após o início das aulas, seguem as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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