Na Especialização em Práticas Educacionais com Ênfase em Educação Inclusiva, você vai aprender as diferentes e complexas dimensões no âmbito da inclusão para interferir neste contexto de forma competente, a fim de superar as lacunas existentes nos processos cognitivos. Através de estratégias próprias da pedagogia, você irá criar soluções específicas a cada uma das singulares manifestações que se apresentarem.
DATA DE INÍCIO:
13/01/2025
FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.
PRÉ-REQUISITO:
Possuir um diploma de graduação.
Núcleo Geral (360 horas)
Ementa:
A disciplina Metodologias Ativas traz diversas metodologias ativas de aprendizagem, como aula expositiva dialogada, portfólio, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projeto, arco de Maguerez, instrução entre pares, ensino sob medida (just in time), aprendizagem invertida (flipped classroom) e muito mais.
Objetivo da disciplina:
Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem.
Unidades:
Ementa:
A disciplina explora o Atendimento Educacional Especializado (AEE), modalidades de atendimento na educação especial, a Sala de Recursos Multifuncionais, flexibilização curricular, acessibilidade e seu papel no processo inclusivo.
Objetivo da disciplina:
Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a acessibilidade e a inclusão.
Unidades:
Ementa:
A disciplina aborda Tecnologia Assistiva, suas referências normativas, concessão e aquisição de tecnologia assistiva, desenho universal, uso da informática no desenvolvimento de talentos e adaptação de software, e recursos didáticos adaptados.
Objetivo da disciplina:
Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a Tecnologia Educacional Assistiva.
Unidades:
Ementa:
A disciplina abrange o panorama histórico e contextualização da Educação Inclusiva, analisando a trajetória da Educação Especial no Brasil. Explora o movimento inclusivo com novas concepções e práticas, destacando desafios para o trabalho docente no processo inclusivo educacional. Examina o currículo escolar na Educação Especial e aborda políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva.
Objetivo da disciplina:
Reconhecer os aspectos legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.
Unidades:
Ementa:
A disciplina Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação aborda as temáticas relacionadas a Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Serão discutidas as nuances da deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, bem como as especificidades do TEA e das altas habilidades/superdotação.
Objetivo da disciplina:
Capacitar os alunos a reconhecerem e compreenderem os aspectos ligados às Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação. Por meio de objetivos específicos, busca-se detalhar as características de cada condição e promover o entendimento das melhores práticas de inclusão e atendimento.
Unidades:
Ementa:
O curso aborda as dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtornos de linguagem e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Objetivo da disciplina:
Capacitar para identificar e diferenciar dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, abrangendo características e conceitos de referência teórica desde a fase pré-escolar até estágios avançados.
Unidades:
Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá pedir a análise para dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. É preciso fazer a solicitação via protocolo na secretaria da pós-graduação on-line para que o acadêmico possa avaliar.
A Unidade de apoio designada não é o local onde você realizará seus estudos, pois o curso é 100% online. Ela servirá como um ponto de suporte para esclarecer dúvidas e oferecer assistência relacionada ao curso. Certifique-se de escolher um local acessível para você, considerando as suas necessidades de suporte durante o programa.
Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aprofundamento dos estudos sobre uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master of Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.
Para fazer uma pós 100% on-line na UVA é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.
Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.
A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.
O envio da documentação é indispensável e obrigatório. O envio dos documentos deverá ser feito no prazo de até 30 dias (a partir da data de início das aulas), através do Portal do Aluno.
Aguarde o envio das orientações para acesso ao portal na data prevista para o início das aulas.
Documentos obrigatórios para matrícula:
Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Carteira de Identidade (frente e verso).
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso);
Diploma de Conclusão do Nível Superior, assinado pelo aluno (frente e verso);
Você receberá, no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.
A taxa de matrícula de todos os nossos cursos pode ser paga no cartão de crédito ou por boleto. O pagamento por boleto leva de 48 a 72 horas para ser compensado em nosso sistema. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor cabe no seu bolso. As demais parcelas ficarão disponíveis no portal do aluno no mês subsequente ao mês do início da turma.
Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento antes do início das aulas, e o reembolso do valor da taxa de matrícula será de 90% do valor. Após o início das aulas, seguem as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.
X